O que fazer quando o celular cai na água: dicas


Veja os mitos e verdades sobre o que fazer quando o celular cai na água para tentar salvar o seu telefone

| 18 de abril de 2019 | 0 Comentários
O que fazer quando o celular cai na água: dicas

Muitas pessoas não sabem o que fazer quando o celular cai na água, tamanho desespero que as toma neste momento.

O celular é um aparelho eletrônico essencial nos dias de hoje, pois é por meio dele que nos comunicamos com o mundo, seja através de ligações, mensagens, notícias ou redes sociais.

Por esta razão, qualquer acidente que pode prejudicá-lo já é motivo de grande preocupação.

Uma das coisas que mais ocorre e que sem dúvidas é o maior pesadelo de todos é quando o aparelho cai na água, pois caso não seja resistente o risco de pifar ou de deixar de funcionar adequadamente é muito grande.

Por isso, vamos lhe ensinar o que fazer quando seu celular cai na água, desta forma você estará preparado e as chances de perder seu aparelho diminuirão consideravelmente.

Se você deseja saber como salvar seu celular, continue sua leitura!

O que acontece quando o celular cai na água? 

Geralmente, o celular cai na água quando estamos distraídos, por esta razão é muito difícil conseguir salvá-lo antes que o pior aconteça.

Ao cair na água, um aparelho que não é resistente tende a deixar de funcionar ou ficar com problemas, pois a água passa pelas entradas no aparelho, em especial o da bateria e com isso atinge toda a parte do display.

Quando o display é atingido pela água, deixa de funcionar parcialmente ou totalmente, com isso seu aparelho desliga e pode não ligar mais.

Em alguns dos casos pode ocorrer de apenas a tela não ligar mais, ou então do microfone ter problemas, tudo depende de quais funções do aparelho a água atingiu.

O que fazer quando o celular cai na água

(Foto: informativa.ba)

Outra coisa que ocorre quando o celular cai na água é a oxidação dos componentes internos, que pode danificar todo o aparelho, exigindo reparo profissional.

Para evitar estes problemas o caminho mais óbvio e simples é não deixar entrar água no seu celular, mas como acidentes acontecem vamos lhe ensinar a lidar com o problema.

A garantia cobre? 

Grande parte das pessoas, quando vê que o aparelho está na garantia, fica tranquila pois acredita que está segura contra o problema, uma vez que foi um defeito provocado por acidente.

Mas é muito importante saber que não, a garantia não cobre este tipo de acidente, uma vez que lá nas letrinhas miúdas eles colocam os tipos de ocorrências que não recebem suporte.

O problema é que, por mais que tenha sido um acidente, existe uma cláusula na garantia que alega que a mesma não é válida para casos de mau uso do aparelho, e tecnicamente, se o seu celular caiu na água foi por um descuido.

Por esta razão, quando seu celular cair na água esqueça a garantia de fábrica, é mais fácil você tentar resolver o problema, usando as dicas que te daremos, e caso necessite, leve para o conserto depois.

Em se tratando de garantia estendida, tudo dependerá do tipo de serviço contratado, uma vez que cada empresa oferece um tipo de garantia diferente.

Se a garantia vigente no momento é a garantia estendida, leia o contrato que você assinou para verificar as cláusulas que tratam sobre esse assunto.

Dicas sobre o que fazer quando o celular cai na água

Agora que você já sabe como funciona a garantia nesse tipo de situação, descubra antecipadamente o que fazer quando o celular cai na água.

Então, confira algumas dicas a seguir.

  1. Desligue o aparelho

Muitas vezes o próprio aparelho desliga sozinho, e neste caso é preciso um pouco mais de preocupação, pois ele pode ter pifado.

Mas, também acontece de não desligar, e a primeira coisa que você deve fazer é encerrá-lo.

O motivo para isto é que, quando o celular está ligado o display fica em atividade, o que pode causar um curto circuito e com certeza estragará seu aparelho.

  1. Seque-o muito bem com uma toalha macia

Após retirar seu celular da água e desligá-lo (caso seja necessário), é muito importante que você o seque com a toalha, mantendo-o sempre com a entrada do carregador virada para baixo, para caso tenha entrado água, ela não entrar no display do aparelho.

Retire partes encaixáveis como baterias, cartões de memória e chips e seque-os muito bem, assim como seus compartimentos.

Tente secar bem as entradas de fone, microfone e áudio, além de fazer o possível para manter a tela totalmente seca.



  1. Use o truque clássico do arroz

O arroz absorve água, e neste momento você precisa de algo que retire a água que está no interior do aparelho, por isso uma bacia destes grãozinhos pode te ajudar.

o que fazer quando o celular cai na água do mar

(Foto: não tente rir)

Deixe descansando por volta de 24 horas, totalmente submerso no arroz para que todas as cavidades fiquem em contato com ele.

  1. Deixe-o secar por 24 horas

Ao final deste dia, você poderá colocar o chip, a bateria e qualquer outro acessório, e depois deverá ligá-lo.

Caso ele ligue ótimo, isto já é um bom sinal, mas ainda assim ele poderá apresentar algum defeito, pois existe o risco de ficar algum resíduo de água no aparelho, e isso pode gerar oxidação futuramente.

Caso não ligue, saiba que você precisará certamente recorrer ao reparo profissional em uma assistência técnica.

O que não fazer na hora de recuperar o smartphone?

Quando nosso aparelho cai na água, a primeira reação é o desespero e com isso ficamos tentados a fazer de tudo para salvá-lo.

Mas, saiba que muitas coisas que parecem óbvias e benéficas podem acabar prejudicando ainda mais esta situação, por isso agora lhe diremos o que não fazer na hora de recuperar um aparelho molhado.

  1. Não o ligue, em nenhuma hipótese

Quando recuperamos o aparelho, a primeira reação é querer ver se está funcionando, mas não faça isso.

Ao ligar e mexer no seu celular você poderá provocar um curto circuito e perder de vez seu aparelho, por esta razão se acalme e faça o que recomendamos no tópico anterior.

  1. Nem pense em usar secador de cabelos ou aspirador de pó!

Embora pareça bem óbvio usar estes dois aparelhos, uma vez que o secador seca e o aspirador suga a água, saiba que não é tão recomendado fazer isto.

Ao usar o secador você pode acabar descolando alguma parte do aparelho, ou até mesmo queimando alguma peça interna, enquanto ao sugar com o aspirador você pode quebrá-lo.

Celular que caiu no mar tem conserto? 

Se você estava na praia e acabou tendo um acidente no mar com seu aparelho, sentimos em lhe informar que dificilmente você conseguirá consertá-lo.

O motivo disto é que a água do mar tem sal, e este sal é corrosivo para a placa do celular, além de causar oxidação, então a chance de recuperação é quase nula.

Caso ocorra um acidente deste tipo recomendamos que você procure outro aparelho, pois este infelizmente já era!

Estas foram nossas dicas para que você saiba o que fazer quando o celular cai na água, o melhor remédio é a prevenção, mas caso aconteça agora já sabe o que fazer!



O que fazer quando o celular cai na água: dicas
Avalie esta matéria!

Categoria: Letra C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*