Como configurar roteador D Link passo a passo

Indispensável na vida de quem precisa usar a internet, o roteador pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas. Esse equipamento tem a função de distribuir a rede wireless para outros aparelhos, conectando-os à internet. E este artigo é para você que está sem saber como configurar roteador D Link.

Buscando uma melhor qualidade de internet, um maior alcance ou simplesmente para atualizar um aparelho antigo, as pessoas costumam comprar um novo roteador. Porém, algumas pessoas possuem dificuldade na hora da instalação do mesmo.

Uma das marcas mais comuns de roteadores é o D-Link, além disso, todo o processo de configuração é bastante simples, basta seguir o passo a passo. Além do mais, a configuração através do smartphone também é possível.

Como configurar roteador D Link

Para começar, selecionamos um passo a passo em vídeo para lhe mostrar como configurar roteador D Link sem problemas. Assista e aprenda!

Depois de ligar os cabos em seus devidos locais, a configuração do roteador D-Link pode começar. Você perceberá que a internet estará funcionando, porém o Wi-Fi estará com a segurança aberta e um nome padronizado.

Conecte-se na rede, abra o navegador de sua preferência (Chrome, Firefox, Explorer…)

Na aba de pesquisa, cole o comando 192.168.0.1 e dê enter. Pode ser que o número para acessar o painel de configurações seja outro, nesse caso, a informação estará presente na parte inferior do equipamento.

Uma caixa de texto será aberta, solicitando um login. O user é “admin” e a senha também. Será necessário transcrever uma imagem Capctcha (escrever as letras que aparecem em uma imagem), depois dê enter.

Uma página da marca irá se abrir, para configurar roteador D Link, você precisará clicar na opção Setup e depois em Wireless Setup logo em seguida duas opções aparecerão: Wireless Connection Setup e Manual Wireless Connection, clique na segunda.

Uma página de configurações básicas do roteador será aberta, para que a configuração seja efetiva, será necessário inserir alguns comandos:

Na caixa “Enable Wireless” há uma caixa vazia, clique nela para que se habilite

Em “Wireless Network Name” escreva o nome que você deseja para a rede Wi-Fi

Há também uma caixa vazia em “Enable Auto Channel Selection, marque-a

Em “Security Mode”, escolha a opção “Enabled WPA/WPA2 Wireless Security (enhanced) ”

Em “Cipher Type” selecione a opção AES, e abaixo deixe selecionado o PSK

No fim, em “Network Key”, escreva aquela que será a senha para acessar sua rede.

Depois disso tudo, clique em “Save Settings”

O roteador deve se reiniciar sozinho, mas caso não reinicie, faça isso manualmente (Desligar e Ligar). Logo após, tente conectar usando a senha que você cadastrou, se a conexão for feita, então a configuração do roteador D Link foi bem sucedida.

Como configurar roteador D Link como repetidor de sinal

Um repetidor de sinal é uma excelente ferramenta para auxiliar a conexão à internet. Para quem não sabe, um repetidor funciona como um roteador, porém ele tem o propósito de se conectar ao Wi-Fi e replicar a rede para que o alcance seja maior.

Porém, não é necessário comprar um repetidor, é possível usar um roteador secundário para executar essa função, e isso ajuda muito caso você tenha um roteador antigo que queira reaproveitar.

Esse tipo de equipamento é muito útil em casas grandes, onde o Wi-Fi não chega em todos os cômodos, ou então em empresas.

Para te ajudar, nós iremos mostrar como configurar roteador D Link como repetidor de sinal em vídeo e em descrição escrita. Veja!

Com o roteador principal já funcionando perfeitamente, pegue o roteador secundário e ligue na tomada, após isso use um cabo Ethernet para conectá-lo em um notebook ou computador.

No navegador de sua preferência, insira 192.168.0.1 (como já dissemos, pode ser diferente). Entre com o login e senha na tela que surgir (admin – admin), a tela de configuração irá aparecer.

Mudando o IP: Para que o sinal seja replicado, os dois roteadores devem estar com endereços de IP diferentes, e é comum que o padrão deles seja igual. Caso seja, faça a alteração em Network-LAN. O padrão é 192.168.1.1, se o roteador principal já estiver com esse IP, altere o secundário para 192.168.1.2. Salve as alterações.

O roteador D Link irá ser reiniciado, entre novamente, porém agora com o IP novo na barra de pesquisa do navegador. Entre e na opção SSID ou “Wireless Network Name”, altere o nome do roteador, coloque diferente do primário.

O próximo passo é a troca do canal de atuação do roteador secundário. Há uma opção chamada Channel ou Canal, você deve escolher uma faixa diferente da do roteador primário, senão um anulará o outro. Escolha um canal do 1 ao 4.

Haverá a opção “Enable Bridges” ou “Enable WDS”, marque a caixinha. Com isso, seu roteador passará a ter a função de replicador de sinal.

Na opção “Endereço de MAC”, coloque o endereço do roteador principal. O MAC é um endereço individual que cada dispositivo possui, veja qual é o do roteador principal e cole no secundário. Coloque uma senha para a rede e salve.

Vá em “Advanced Settings”, clique em “DHCP” e desmarque a caixinha, ou selecione “Disabled”. Salve, reinicie e teste o funcionamento do novo repetidor de sinal.

Depois desse processo, o roteador secundário irá funcionar como um repetidor de sinal, aumentando o alcance de sua rede Wi-Fi e melhorando a qualidade do sinal.

Passo a passo como configurar roteador D Link pelo celular

Muitas pessoas não sabem, mas é possível configurar um roteador através do celular. Para fazer isso o processo é exatamente o mesmo do feito no computador. Você conecta o celular ao Wi-Fi, abre o navegador, digita o IP e segue exatamente os mesmos passos citados acima.

como configurar roteador d link
(Foto: Zoom)

O processo é o mesmo e funciona da mesma maneira. Além disso, existem muitos aplicativos para dispositivos móveis que auxiliam ainda mais a configuração de um roteador, seja de qualquer marcar.

Com esse passo a passo, agora você já sabe como configurar roteador D-Link, seja pelo computador, celular, ou mesmo para fazer dele um repetidor de sinal. Esperamos ter ajudado!

Deixe uma resposta