Posso cadastrar PIX em vários bancos?

Uma dúvida que vem surgindo com bastante frequência é como cadastrar PIX em vários bancos simultaneamente.

O sistema PIX, desenvolvido pelo Banco Central, promete inovar as transações bancárias, incluindo transferências e pagamentos.

É uma iniciativa que busca zerar as taxas de transferências e remover as barreiras de horário comercial e até mesmo de dias úteis durante os procedimentos financeiros.

Confira, a seguir, as principais informações sobre isso, quais os bancos que já incorporaram o PIX e quais são as vantagens de utilizá-lo.

Posso cadastrar PIX em vários bancos de uma vez?

Você pode cadastrar suas chaves PIX em todos os bancos que tiver conta. Essas chaves precisam ser inscritas junto às instituições, e elas servem como seus identificadores dentro do sistema.

quantas chaves pix posso cadastrar
(Foto: Capitalist)

Elas podem estar relacionadas aos seus dados, como celular, CPF, e-mail, mas também podem ser sequências numéricas aleatórias.

No entanto, é preciso destacar que você só pode vincular uma chave a cada instituição. Exemplo: se você possui sua chave relacionada ao seu CPF no banco Santander, precisará cadastrar outra sequência numérica no banco Bradesco.

Lembrando que Pessoa Física pode fazer o cadastramento de até 5 chaves por conta e Pessoa Jurídica pode ter até 20 chaves por conta.

Como funciona o cadastramento do PIX em mais de um banco?

Cadastrar uma chave PIX é muito fácil: basta entrar no aplicativo do seu banco e solicitar a adesão do serviço. Ele é gratuito e você pode realizar a inscrição rapidamente, sem burocracia.

Em cada banco que você decidir cadastrar uma chave, é preciso fazer o processo novamente, guardando quais são as sequências numéricas que serão utilizadas por você durante as transações. Elas serão diferentes para cada instituição.

Se você preferir, ainda, poderá cadastrar mais de uma chave (diferente) no mesmo banco. Uma vinculada ao CPF, outra ao celular e outra ainda ao e-mail, por exemplo, para que você tenha mais meios de comunicar seu identificador dentro do sistema.

Quais os bancos aceitam PIX?

Por ser uma iniciativa gerida pelo Banco Central, todas as instituições financeiras aderiram ao PIX.

Além dos bancos formais popularmente conhecidos, fintechs e aplicativos de pagamento e de realização de transações também possuem acesso ao sistema.

Para verificar se o PIX está disponível no seu banco, basta abrir o aplicativo da instituição e conferir. Não é necessário baixar nenhum outro aplicativo.

Posso cadastrar PIX em vários bancos
 (Foto: Clan COBRA)

O máximo que pode acontecer é você precisar atualizar seu aplicativo e conferir se existem melhorias nele, inclusive a disponibilidade desse novo serviço.

Quando você encontrar a funcionalidade, verá que o cadastro é realizado de forma muito simples: colocando os seus dados solicitados nos campos disponíveis e aceitando os termos de uso, você já estará participando e já obterá a sua chave PIX para uso.

Atualmente, o serviço de transações financeiras ainda não está disponível, mas estará já no ano de 2020. Por conta disso, vale a pena cadastrar a sua chave desde já para poder usufruir do sistema quando ele for disponibilizado.

Vantagens de usar o PIX

O PIX promete revolucionar as transações financeiras realizadas por meio dos aplicativos. Isso acontece por conta de diversas vantagens que ele apresenta:

Taxa zero para transferências entre instituições diferentes

Normalmente, para realização de um TED ou DOC no aplicativo do seu banco, você precisa pagar uma tarifa para realizar a transação.

No entanto, com o PIX, essa taxa não vai mais existir, independente da instituição para a qual você está enviando dinheiro.

Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana

Além de ter que pagar tarifa, o sistema atual de TED e DOC limita as transações para os dias úteis, durante o horário comercial.

Com o PIX, você poderá realizar essas transferências em qualquer dia, inclusive domingos e feriados, sem horário definido.

Pagamento instantâneo

Se o que está descrito acima ainda não bastou, agora você vai se render ao PIX. Os pagamentos e transferências realizadas através desse sistema tem prazo máximo de 10 segundos para serem finalizados.

Por isso, se você precisa realizar alguma transação urgente, não tem problema: ela vai ser debitada e creditada instantaneamente nas contas envolvidas.

Diminuição dos erros nas transações

Por vezes, transações realizadas via TED ou DOC apresentam erros e essas falhas levam um tempo para serem acusadas.

No PIX, pelo pagamento ser instantâneo, você não sofre com esse problema, e tem a garantia de que o seu dinheiro caiu ou não na conta do beneficiário assim que confirma a transferência ou o pagamento.

Segurança

Por ser desenvolvido pelo Banco Central, o PIX conta com mais uma vantagem extremamente importante para seus usuários – a segurança.

A forma utilizada para o gerenciamento do sistema faz com que seja impossível haver qualquer dano por ataques.

Por conta disso, você pode ficar bem tranquilo: as transações são gratuitas, instantâneas, estão sempre disponíveis e contam com um sistema de segurança de alta qualidade.