Como consertar micro-ondas: defeitos, dicas de reparo

Em um primeiro momento, descobrir como consertar micro-ondas pode parecer uma ideia um pouco complicada. Afinal, o conserto desse tipo de aparelho demanda alguns conhecimentos técnicos.

No entanto, existem alguns problemas que podem ser resolvidos sem a necessidade de recorrer a especialistas.

Para provar que há como consertar micro-ondas por conta própria, iremos apresentar uma lista com os problemas mais comuns relacionados a esse tipo de aparelho e, claro, dar dicas que irão lhe ajudar a realizar os consertos.

Defeitos mais comuns em micro-ondas

Antes de você começar a aprender como consertar micro-ondas, o ideal é saber como identificar o problema.

Felizmente, como esses aparelhos são muito populares, já há uma série de relatos de pessoas que encontraram problemas muito semelhantes.

como consertar micro-ondas
(Foto: appliancerepairsandiegopros)

Assim, agrupando todas as informações, é possível dizer que os problemas mais comuns em micro-ondas são:

  • A luz interna não acende: Nesse caso, pode ser apenas uma lâmpada queimada;
  • Barulhos anormais durante a utilização do micro-ondas: Isso pode indicar alguma falha interna, ou seja, já pode ser algo mais complicado;
  • O micro-ondas não liga: Esse pode ser um problema com o fusível. Geralmente, a troca da peça já resolve tudo. Todavia, pode ser algum problemas mais grave, que exigirá a presença de uma especialista;
  • Problemas com a plataforma giratória: às vezes, esse problema é resolvido com uma limpeza nos mecanismos que fazem a peça girar;
  • Micro-ondas não esquenta: esse problema pode indicar que uma peça chamada diodo de potência está falhando. O micro-ondas irá fazer todo o seu trabalho normalmente, mas, no fim, ele não irá aquecer o que quer que tenha sido inserido nele.

Como pôde perceber, os problemas citados acima podem ser indícios de diferentes defeitos no aparelho.

Na maioria dos casos apresentados, há como consertar micro-ondas por conta própria.

Se as suas ações não surtirem efeito ou você não estiver sentindo segurança para agir, o ideal é procurar por um técnico.

Dicas de como consertar micro-ondas

Agora que você já sabe identificar os principais problemas, já pode começar a descobrir como consertar micro-ondas e resolver muitas coisas por conta própria.

Sendo assim, preste atenção nas dicas que serão apresentadas abaixo, elas irão lhe dar os passos necessários para dar um jeito no seu aparelho. Confira:

Troca do fusível

O fusível é uma das peças mais importantes de um micro-ondas. Para substituí-lo, você deverá abrir o gabinete do aparelho e seguir o cabo de alimentação até achar a peça.

Remova-a e vá até uma loja de eletrônicos para encontrar outra com as mesmas especificações.

Com a peça em mãos, bastará colocá-la no lugar em que a antiga estava, montar o aparelho novamente e testar tudo.

Plataforma Giratória

No caso dos problemas com a plataforma giratória, muitas vezes uma boa limpeza pode resolver tudo.

Verifique se a guia está alinhada à área de giro e se não há alguma coisa impedindo o movimento.

Faça a limpeza e teste novamente.

Se não funcionar, o problema pode ser no motor giratório. Aí sim, será necessário recorrer a um apoio especializado.

Diodo de Potência

O diodo de potência é uma peça que parece uma injeção. Ele está localizado na área interna do micro-ondas e, quando o aparelho não está aquecendo, a culpa será de um defeito nessa peça.

A substituição deverá ser feita de modo semelhante ao procedimento feito na troca do fusível. Contudo, o detalhe aqui é não pressionar com muita força, quando for recolocar a peça. Isso pode provocar danos nos conectores.

Como consertar micro-ondas que não esquenta

Peças do micro-ondas para troca

Portanto, há como consertar micro-ondas de inúmeras formas, desde que o problema identificado não seja algo extremamente técnico. Seja ele da marca Consul, Electrolux, Brastemp ou qualquer outra marca do mercado.

Muitas vezes, as soluções resolvem o seu problema imediatamente. Ainda assim, jamais deixe de lado a questão da segurança.

Tome cuidado ao realizar esses consertos e, se não estiver confiante do que está fazendo, procure alguém que trabalhe no ramo.

Deixe um comentário