Como Consertar Ventilador: o que pode ser, dicas de reparo


Conheça as principais causas de um ventilador travado e aprenda a resolver o problema ser ter que levar para a assistência técnica

Como Consertar Ventilador: o que pode ser, dicas de reparo

Para um usuário comum, aprender como consertar ventilador pode parecer, em um primeiro momento, uma tarefa bastante complicada. No entanto, existem muitas formas de resolver problemas relacionados a esses aparelhos sem ter que recorrer a especialistas.

Diante disso, iremos mostrar como consertar ventilador através de uma série de dicas superinteressantes.

Como você irá perceber, em muitos casos, a solução pode ser algo extremamente simples. Então, não deixe de acompanhar as informações de ouro que foram separadas para você.

Ventilador não funciona: o que pode ser?

Como país tropical, o Brasil é marcado por suas altas temperaturas. Por isso, equipamentos como ventiladores e aparelhos de ar condicionado acabaram se tornando indispensáveis em muitos ambientes.

Para quem não pode se dar ao luxo de ter um ar condicionado, os bons e velhos ventiladores ainda são a melhor opção. Por isso, quando o ventilador para de funcionar, as pessoas correm para descobrir como consertar ventilador em casa mesmo.

Nesse caso, antes de tentar encontrar o problema no aparelho, verifique possíveis problemas externos. Veja se não é um problema com a corrente elétrica, com a tomada ou, até mesmo, com o excesso de poeira acumulado nas hélices do aparelho.

como consertar ventilador

(Imagem: YouTube)

Perceba que esse diagnóstico inicial será muito importante para evitar ações mais drásticas e impensadas.

Além do mais, é sempre necessário levar em consideração o tipo de aparelho. Isso é importante, pois cada tipo de aparelho exigirá um tipo de procedimento, exigirá maiores movimentações, gerando maior mão de obra.

De qualquer modo, após ter verificado todas as possíveis causas externas, analise a condição do aparelho. Ele já está gasto? Tem sido usado constantemente? Qual é o estado da fiação? E claro, se essas perguntas não lhe ajudarem a identificar o problema, abra o aparelho e verifique o estado das engrenagens e dos outros componentes do aparelho.

Conheça a seguir os principais defeitos dos ventiladores e aprenda a consertá-los:

Dica de como consertar ventilador

Ok! Agora que você já procurou por todas as causas, é possível realizar algumas ações que, geralmente, proporcionam bons resultados.

Em um primeiro momento, se você não sabe como consertar ventilador, é provável que você vá ficar meio perdido com os componentes, após abrir o aparelho.

Todavia, não é necessário ser um especialista para encontrar um desgaste no eixo de sustentação, por exemplo. Esse desgaste é sinalizado por um aspecto irregular ou com deformações.

Para contornar esse problema você poderá usar uma lixa para deixar as duas partes do eixo lisas novamente.

Em alguns casos, o ajuste no eixo já resolve os problemas, mas não custa nada aproveitar que você já abriu o aparelho para resolver outras questões. Então, verifique o estado dos fios, se eles estiverem desencapados, isso poderá prejudicar o funcionamento do ventilador.

Outra ação interessante é promover uma limpeza nas peças internas do aparelho. Lubrifique as engrenagens, retire a poeira e organize todos os componentes para poder fechar o aparelho. Por fim, após ter feito todos esses procedimentos, realize os devidos testes.



Mesmo que você tenha feito tudo de uma forma correta, pode ser que o problema seja algo mais complicado de se resolver. Dessa maneira, a única opção que lhe restará será recorrer a um serviço de assistência técnica.

Limpeza interna em ventilador Arno

Portanto, aprender como consertar ventilador não é nada complicado com essas dicas que foram apresentadas. Conforme pôde notar, o aparelho não é tão complexo e, em muitos casos, alguns ajustes e uma limpeza extra já dão conta do recado.

Lembre-se apenas de ter cuidado com fios desencapados e outros elementos que podem gerar algum curto-circuito. Resumindo, jamais se esqueça da segurança e, se for necessário, não deixe de procurar por um profissional capacitado.


Categoria: Letra v

Deixe uma resposta